Slideshow Widget

Como se preparar para um ensaio fotográfico

A maioria das pessoas, mesmo aquelas que dizem não gostarem de ser fotografadas, tem vontade de, pelo menos uma vez na vida, fazer um ensaio fotográfico bem produzido, escolher a melhor fotografia e colocar numa moldura sobre a estante, ou como avatar num perfil virtual.
Grande parte desconhece que, para obter-se um bom resultado, é necessária toda uma preparação, a escolha do look, de um bom profissional, da locação e da luz que será utilizada.
Para quem está se lançando no mercado da moda, esse cuidado deve ser redobrado, para se obter os melhores resultados.
A seguir sugerimos algumas dicas, para quem precisa se preparar, para um ensaio fotográfico:
1. A preparação mental é a mais importante, por isso é a primeira da lista. Um estado de tranquilidade faz a diferença na hora de estar em frente à câmera.
Músculos relaxados, principalmente os do rosto, denotam mais naturalidade, e nenhuma pose será forçada, ou transparecendo desconforto.
2. Cuidados da pele. Algumas marcas podem ser escondidas com maquiagem, como cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc.
Não vá para a sessão de fotos pensando que depois é só usar Photoshop que tudo estará resolvido. Quando menos “manipuladas” as fotos, melhor será o resultado do ensaio fotográfico.
Fotografias com tratamento excessivo ficam artificiais demais e encarecem o valor final da fotografia.
Querer que o fotógrafo tire os “pneuzinhos”, ou diminua uns quilos, com o Photoshop, apenas piora o resultado. Modelos profissionais precisam passar uma imagem real para o mercado.
3. Ainda dentro de cuidados com a pele, deve-se prestar atenção, no caso das mulheres, na depilação. Em alguns casos, dependendo do método que é utilizado, a pele fica irritada, avermelhada, e, em casos extremos, nem maquiagem ou pós-produção no computador irá “tampar”. Por isso, ao fazer depilação, utilize o método que menos agrida sua pele.
Sugere-se que a depilação, ou a barba, no caso dos homens, seja feita um dia antes do ensaio fotográfico.
4. Quanto aos cabelos, o melhor penteado é o que deixe seu cabelo o mais natural possível. No caso dos homens, o penteado do dia a dia, ou aquele preferido para ir para baladas, é o mais indicado. Mas, deve-se ter cuidado com o gel em excesso, pois passará do visual “molhado” e descontraído, para o visual forçado.
Para as mulheres, o ideal é o cabelo o mais solto possível, sem penteados mirabolantes. Na hora do ensaio, o cabelo poderá ser preso de várias formas, de acordo com a pose utilizada.
5. Para a maquiagem, nada de excessos. Escolha um visual leve, com aplicação de base para tirar o brilho em excesso do rosto. Aqui, prevalece o bom senso. Para ensaios temáticos, e dependendo do visual pretendido, uma maquiagem bem elaborada está liberada.
6. Para evitar marcas na pele, utilize roupas folgadas para ir para o ensaio. Deixe para colocar as roupas que comporão o visual, apenas na hora de fazer as fotos. E, mesmo para as roupas que serão utilizadas nas fotos, a dica é usar aquelas que você se sinta mais confortável, sem exageros.
É sempre bom levar peças chave, como uma calça jeans ou uma blusinha preta ou branca. Não leve roupas com logo marcas aparentes. Leve também acessórios com os quais você se identifique;
Se quiser usar aquele vestido de festa, ou que é usado na noite para compor o look, também é aceito, mas sempre tenha em vista o conforto.
7. O ideal é no máximo três trocas de roupas, devido à duração do ensaio. Se levarmos em conta a troca de roupa, a maquiagem apropriada para o visual, quanto mais tempo o ensaio levar, mais cansativo, tanto para o fotógrafo quanto para o fotografado, irá ficando. Uma duração ideal é de no máximo duas horas.
8. Coma alimentos leves. Não marque o seu ensaio um dia depois daquela festa que teria uma churrascada, ou após uma balada regada a bebidas alcoólicas. Em alguns casos, não há maquiagem que esconda o fato de você não estar se sentindo bem.
9. Geralmente os ensaios profissionais contam com a direção de cena, mas nada impede que você pesquise poses que gostaria de fazer em seu ensaio fotográfico.
Se desejar, leve também objetos e propostas novas: instrumento musical que você toca, urso de pelúcia, equipamento de trabalho ou esporte que você pratica. Chegar com idéias de como quer o ensaio sempre é bom.
10. Para crianças e bebês recomendamos que o responsável leve brinquedos e objetos que a criança goste. Assim ela se sentirá mais confortável e as fotos ficarão bem naturais;
11. Antes da sessão converse um pouco com o fotógrafo, fale um pouco da sua personalidade e o que espera da sessão.
12. O fotógrafo, na maioria das vezes, já tem idéia de como a foto ficará antes mesmo do botão ser apertado, mas você pode contribuir com idéias, para que o resultado seja único.
Depois disso, é só deixar as fotos rolarem, e se surpreender com o resultado!

Postar um comentário